A importância do sindicato

O movimento sindical foi uma das grandes conquistas do trabalhador no processo de estruturação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), pois, além de combater a desigualdade social, o sindicato tem o papel crucial de  atuar como um mediador de conflitos entre trabalhadores e patrões, desenvolvendo soluções de forma negociada, mediante regras e procedimentos protegidos por lei e regulamentações.

A origem do sindicalismo no Brasil remonta aos últimos anos do século XIX, o movimento é resultado das transformações econômicas, sociais e políticas da época.

Foram entre os dias 15 e 20 de abril de 1906, no Rio de Janeiro, que, insatisfeitos com a política dos patrões e do governo, os trabalhadores realizaram o I Congresso Operário Brasileiro, marcando o ponto de partida para uma nova etapa do sindicalismo no país.

Atualmente, as organizações sindicais têm passado por mudanças, devido às mudanças na legislação trabalhista que alterou, em 2017, as relações de trabalho, Apesar disso as entidades sindicais seguem firmes e fortes na luta de defender o direito do trabalhador.

E é esse o caso do Sindicato dos Professores de Instituições de Ensino Superior Privadas do Estado de Rondônia (SINPRO-RO) que desde 2014 com a nova gestão, encabeçada pelo Prof. Luizmar Neves, vem  mantendo como suas principais funções organizar, representar e defender os direitos e interesses dos professores de instituições de ensino superior do estado de Rondônia. O SINPRO-RO luta pela justiça social, garantindo assim dignidade ao trabalhador.

Desde 2014, quando a nova gestão assumiu, a missão era recuperar e reestruturar o SINPRO-RO, desde a questão estrutural até a defesa de fato dos professores, que era fragilizada até então.

“Essa gestão, da qual eu faço parte como presidente, foi eleita com a promessa de reestruturação. Pegamos um sindicato que estava endividado, que existia apenas no papel. Hoje nós nos orgulhamos do trabalho que está sendo realizado dia após dia e toda as conquistas, vamos avançar ainda mais, sempre ouvindo aqueles que fazem o SINPRO-RO ser o que é e termos a força para ir em busca de novas conquistas, que é o nosso filiado”, declarou o Prof. Luizmar Neves.

Com o intuito de fortalecer essa luta é que o presidente do SINPRO-RO, Prof. Luizmar Neves, faz o convite:

“Vou aproveitar para pedir que os professores que não são filiados filiem-se ao SINPRO-RO, é importante não somente a filiação da categoria bem como a participação na luta por melhorias. Vemos o sindicato patronal se organizando, pedindo para os empresários se filiarem. Os trabalhadores têm que se organizar da mesma forma. Um sindicato forte é um sindicato com os professores filiados, filie-se e fortaleça a categoria”, encerrou o presidente.

Para se filiar acesse nosso site: http://www.sinpro-ro.org.br/Associados/Novo

Para saber mais ligue para o SINPRO-RO nos telefones: (69) 3016-5764 (Porto Velho). (69) 3441-5764 (Cacoal e Zona da Mata).

Canais de atendimento: E-mail:
sinpro-ro@sinpro-ro.org.br | Site: http://www.sinpro-ro.org.br | Facebook: facebook.com/SinproRO