SINPRO-RO deseja um Feliz Dia das Mães

A diretoria do Sindicato dos Professores de Instituições de Ensino Superior Privadas do Estado de Rondônia (SINPRO-RO), por meio de seu presidente, Prof. Luizmar Neves, deseja um Feliz dia das Mães a todas as trabalhadoras.

"Ser mãe é um momento único na vida de uma mulher, pois ser mãe é eternamente querer ajudar, cuidar e se preocupar com o futuro dos filhos", diz a mensagem da diretoria do SINPRO-RO.

A mensagem continua.

"Você que é mãe e trabalha para ajudar a sustentar a família, que muitas vezes é pai e mãe, que trabalha fora de casa e dentro de casa para conseguir manter a vida dos seus filhos confortável, com educação e lazer".

O texto é encerrado com um desejo de saúde, paz e amor.

"Desejo saúde, paz, amor, perseverança e que Deus as oriente na caminhada árdua que é ser mãe 24 horas por dia e ainda trabalhar de forma intensa e com dedicação".

Origem

A origem do Dia da Mães pode ser considerada mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

Já no início do século XVII a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".

Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data que hoje é celebrada em todo o mundo.

No Brasil

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.










 
|
| Imprimir